IMPLEMENTAÇÃO

CÚPULA REGIONAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE SOBRE DEFICIÊNCIAS – 2024

O início da Cúpula sobre Deficiência na América Latina e no Caribe marca um momento decisivo em nosso caminho rumo à construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa. A partir do dia 9 de dezembro damos lugar à fase de implementação, um processo dinâmico em que as ideias, compromissos e estratégias propostas começam a ser traduzidas em ações concretas e sustentáveis. Esta Cúpula Regional é histórica, estamos reunindo no Rio de Janeiro, Brasil mais de 15 países com realidades diferentes mas todos convocados em benefício das Pessoas com Deficiência.

Esta etapa representa não apenas a implementação de esforços coordenados, mas também um compromisso coletivo com a transformação real e tangível dos ambientes de trabalho, educativos, sociais e tecnológicos para garantir os direitos e a plena participação das pessoas com deficiência.

A implementação não é um fim em si mesma, mas sim o início de um ciclo de aprendizagem contínuo. À medida que avançamos, avaliamos e ajustamos, procuramos consolidar alianças, promover inovações e reforçar um sistema que prioriza a equidade e a sustentabilidade.

O principal objetivo desta Cúpula é que tanto as Organizações de Pessoas com Deficiência quanto os representantes dos governos se movam e se comprometam com as mudanças, como resultado apresentaremos um documento que contém as principais demandas que como movimento de pessoas com deficiência temos identificadas, as desigualdades no acesso ao emprego, respostas inclusivas a situações de risco e desastres. mecanismos de proteção social que promovam uma melhor qualidade de vida e também o contexto educativo

Este esforço só terá sucesso se for nutrido pela colaboração activa dos governos, da sociedade civil, do sector privado e das próprias pessoas com deficiência, que são e devem ser o centro de toda a mudança. O caminho que iniciamos hoje é um exemplo de que a mudança é possível quando articulada com visão, compromisso e ação.

Bem-vindos a esta nova etapa de transformação coletiva.

Ir arriba